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Questão sobre Pensamento Científico X Senso Comum

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS105'

Pensamento Científico X Senso Comum

Média

(Originais Teachy 2024) - Questão Média de Filosofia

A relação entre o pensamento científico e o senso comum tem sido um tema debatido por filósofos ao longo da história. Enquanto o senso comum é construído a partir de experiências pessoais e crenças estabelecidas culturalmente, o pensamento científico busca compreender a realidade por meio de métodos sistemáticos, observação, experimentação e teorização fundamentada. Em 'A Organização do Conhecimento Científico' (2015), o filósofo John Doe discute: 'O conhecimento científico, ao contrário do senso comum, não se contenta com a explicação aparente dos fenômenos, mas procura investigar as causas mais profundas e sistematicamente organizar as leis naturais que governam o universo'. Considerando a interdisciplinaridade dos conteúdos, analise a seguinte situação: Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio deseja investigar a eficácia de diferentes métodos de conservação de alimentos, incluindo a técnica de salgar peixes, com base no conhecimento histórico e científico disponível. Como o pensamento científico pode contribuir no planejamento e execução de um experimento que vá além do senso comum e explore as causas e efeitos envolvidos na conservação de alimentos pelo método de salga?
a.
O pensamento científico não é relevante para o estudo da salga de alimentos, pois a eficácia desse método é amplamente conhecida pelo senso comum e pela experiência prática.
b.
Para investigar a eficácia da conservação de alimentos pelo método de salga, os alunos devem formular uma pergunta científica clara, basear-se em uma revisão bibliográfica para estabelecer hipóteses, planejar um experimento com procedimentos e controles adequados, coletar e analisar dados, e comunicar os resultados de forma organizada.
c.
Para planejar o experimento, os alunos devem assumir que o senso comum é o suficiente para entender o processo de salga, sem a necessidade de revisão bibliográfica ou estabelecimento de hipóteses.
d.
Os alunos devem iniciar o experimento sem a necessidade de uma pergunta científica, pois a observação direta dos fenômenos naturais é suficiente para compreender a eficácia da salga.
e.
A realização de um experimento científico sobre a salga deve seguir exclusivamente o conhecimento histórico disponível, sem a necessidade de registros ou anotações.

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